segunda-feira, 11 de abril de 2011

Louboutin VS YSL

Christian Louboutin processa YSL. Pois bem, em causa está uma das últimas criações da YSL que adoptou a sola vermelha.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o designer terá indicado como argumento o facto de ter patenteado as solas vermelhas há cerca de 20 anos, quando resolveu pintar a sola de uma das suas criações com essa cor, desde então símbolo inegável do referido criador. 
Louboutin refere, na supracitada acção judicial, que em causa está uma sola "praticamente igual", considerando, por isso, que a YSL está a reproduzir a sua peça de assinatura. Assim sendo, e uma vez que entende que a utilização das tão conceituadas solas vermelhas por  uma marca igualmente prestigiada cria, inevitavelmente, confusão e engano entre o público alvo, peticiona uma indemnização que pode chegar a um milhão de dólares e ainda, um mandato judicial que proíba a venda dos sapatos em causa.

O modelo da YSL que surge envolto nesta celeuma diz respeito à   colecção de Verão 2011, da qual fazem parte as sandálias Tribute Patent Leather Sandals, que combinam o tom do couro com o da sola, e entre elas encontra-se uma vermelha.

Estes são os modelos em causa
no supracitado processo.

Tribute Patent Leather Sandals, da YSL

Por esta não esperava eu, que venero Louboutin e sou uma fã incondicional da YSL... fico a aguardar, ansiosamente, pelo desfecho.

4 comentários:

  1. Eu até compreendo e faz sentido, no entanto, a ser assim, também as lojas ZARA e outras que tais têm que ser processadas.
    Compreendo que a marca Louboutin veja mais concorrência e falta de "chá" na marca YSL porque é uma marca de gama igualmente alta, e com uma posição no mercado no mercado inquestionável pelo que, não precisaria de recorrer a tal estratégia, no entanto... vamos lá ver o que dá.

    ResponderEliminar
  2. Pois, mas a questão é mesmo essa... pelo que depreendo o que despoletou este processo foi o facto de em causa estar uma marca que concorre directamente com a Louboutin, i.e., o público alvo é precisamente o mesmo, o que à partida não acontecerá com os consumidores da Zara...
    A ver vamos como se resolve.
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Também gosto de qualquer uma das duas marcas...enquanto observadora:)

    ResponderEliminar
  4. Espertos! Com toda esta polémica os dois lucram ainda mais.
    Maria.

    ResponderEliminar