sábado, 27 de agosto de 2011

Mommy

Dei por mim a pensar num dos momentos mais animados e felizes da minha gravidez. Pois bem, lembrei-me do Chá das nossas bebés e ocorreu-me que talvez fosse interessante divulgar algo que para além de promover um encontro diferente de amigos/familiares, pode ser verdadeiramente útil não só para os pais mas para todos os que se enquadram no núcleo duro dos mesmos. 
O chá do bebé (que se aconselha que ocorra apenas a patir do 6 mês de gestação) tem como principal objectivo permitir que os pais poupem uns valentes euros e por conseguinte que os amigos e familiares saibam aquilo que verdadeiramente faz falta no enxoval do bebé. Passo a explicar. Este evento, por norma, fica a cargo de uma (ou várias) amiga(s) da pré-mamã que não só organiza a festa como também faz em conjunto e sempre com a supervisão dos futuros pais, uma lista com aquilo que ainda não têm e que consideram essencial. Essa lista é distribuída pelos convidados que à medida que vão comprando aquilo que bem entendem vão alertando a pessoa encarregue. Actualmente já é possível fazer-se uma lista deste género numa série de lojas de puericultura e bem assim, dispensar-se a ajuda de terceiros. Convém sublinhar que não é aconselhável convidar-se todas as pessoas possíveis e imagináveis, mas tão só aqueles que de facto são mais próximos dos futuros pais. O evento se possível, deverá ter lugar noutro local que não a casa da  pré-mamã para se evitar dar trabalho à mesma, e aqui entra(m) uma vez mais, a tal ou tais amigas que deverão ficar encarregues de organizar a festa na sua totalidade ou apenas ajudar com este ou aquele aspecto. A ideia é precisamente juntar o útil ao agradável e permitir-lhe, também, que passe uma tarde ou um serão animado, junto daqueles que mais estima (e mais a estimam). Devo dizer que há uma série de jogos super divertidos e relacionados com a gravidez que podem ser feitos e que originam um sem número de gargalhadas.
Com o chá do bebé pretende-se que as pessoas ofereçam a priori aquilo que levariam até à Maternidade aquando da primeira visita ao recém-nascido, facilitando numa série de aspectos a vida aos pais.
No chá das Marias fui eu quem organizou tudo, com a (preciosa) ajuda da futura avó materna e do husband to be, isto porque nenhuma das minhas amigas mais próximas é mãe, e como tal desconhece estes meandros, mas também porque este tipo de coisas me dá imenso gozo e foi um enorme prazer organizar e idealizar cada ínfimo pormenor... por regra, esta é uma festa destinada às amigas e familiares do sexo feminino da pré-mamã mas nós optamos por incluir os amigos (do sexo masculino também) até porque o Husband to be queria estar presente e eu considerei que de facto, fazia todo o sentido.
Por todos os motivos elencados e porque ainda hoje recordo com ternura aquela tarde, eu aconselho vivamente!!

3 comentários:

  1. Tal como disseste além de permitir que os pais poupem uns euros valentes, o chá de bébé é útil até para os familiares ou amigos que muitas vezes estão indecisos com a escolha do presente para o recente nascido! Eu não sou mãe, mas sou madrinha e organizei um chá do bébé, Gustavo, estava a mãe no 8º mês de gestação e foi um sucesso.. uma tarde extremamente bem passada e adorei organizar tudo, com uma série de joguinhos à mistura.
    Mais importante ainda, a mãe do bébé adorou e ficou com a casa recheada de presentes úteis para o bébé e sem repetições..
    Beijinhos,
    Rita Pereira de Freitas

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita!! Que bom saber-te por cá!! =)
    é verdadeiramente útil, eu não sei se é por desconhecerem se é pelo trabalho que dá organizar um chá deste género, mas a verdade é que tenho a ideia que não é algo muito comum entre as grávidas e acho que se perde por isso... eu lembro-me de ter feito uma encomenda para a festa e quando disse o tema a sr.ª que me atendeu não resistiu, pediu desculpa e perguntou em que consistia e devo dizer que no ramo em causa seria suposto que tivesse uma noção...

    Bj e Parabéns pelo Gustavo!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Gi, eu confesso que já tinha ouvido falar deste evento mas sempre mamãs brasileiras. Penso que é muito comum no Brasil...

    Efectivamente a primeira vez que presenciei o evento foi o teu... Por aqui não é muito comum, não... Beijinhos

    ResponderEliminar