segunda-feira, 28 de maio de 2012

As Birras

A MF anda numa de birras. Sempre que é contrariada, faz birra. Esperneia, atira-se para o chão, chora e berra desalmadamente e isto, repito, SEMPRE que é contrariada. Assim, e como devem calcular, todos os dias temos pelo menos uma birra, um episódio de desgaste,  que volta e meia nos leva  ao desespero (literalmente).
Enviei mail ao pediatra (do qual só tenho a dizer bem, muito bem mesmo...) para saber se as minhas leituras me andavam a informar correctamente e para saber se estamos de facto, a agir bem.
De qualquer modo, eu não descanso  enquanto não encontro respostas e sereno os meus ânimos, pelo que, encontrei um artigo que muito me acalmou e do qual vou retirar os pontos que considerei essenciais. Isto é mais para mim, para que quando as dúvidas me assolarem possa ter aqui uma base, mas certamente há-de ser útil para mais alguém. Cá vai:
- Podem acontecer em qualquer fase, sendo que, por norma ocorrem entre o ano e meio e os três anos
- Por mais aborrecidas que sejam as birras é normal acontecerem. (leste bem?? é normal... não estás a fazer nada de errado, nem tens culpa, faz parte do crescimento... vá, lê lá outra vez... É NORMAL!)
 - Tal como surge a fase dos dentes, também surge a fase dos caprichos. ("Há crianças mais sossegadas e outras mais temperamentais, e também as que têm muitas ou poucas birras. Mas se uma criança desta idade não tem qualquer capricho, isso é raro. Deve preocupar-nos mais uma criança demasiado sossegada do que as que, esporadicamente, têm actos de rebeldia"... - uma vez mais se sublinha o que leste supra: não há aqui nada de anormal...faz parte...)
- As birras surgem porque  nesta idade se estão a constituir "os sentimentos de identidade, associados a uma vontade própria que começa a manifestar-se. E isso acontece numa etapa em que sendo as crianças ainda tão pequenas e dependentes, necessariamente, obrigará à vivência de várias frustrações. Querem mexer em tudo, querem fazer tudo, querem chegar a todos os sítios, e as suas próprias limitações físicas impedem-nas. Além disso, muitas das vezes querem pedir algo e não podem, porque a sua linguagem ainda é escassa e faltam-lhes as palavras.
Como se isto fosse pouco, os próprios pais também não têm outro remédio senão impedir que façam ou obtenham uma quantidade de coisas. Têm desejos que não podem ser consentidos ou que não são convenientes."
- As birras são, entre outras coisas, uma manifestação de uma maior independência e estão relacionadas com processos de autonomização próprios destas idades (próprios da idade... vês?? nada de duvidar das tuas capacidades educativas)
- se há crianças que raramente fazem birras,  há outras que têm estes comportamentos muito frequentemente. Como tal, não há por que ter vergonha se são muito frequentes, (nem orgulhar-se se são raras...) (nada de vergonhas, e nada de pensar que será uma miúda mal educada, respondona, refilona, mimada e caprichosa porque faz birras monumentais)
- É possível prevenir a birra (ieeiii!!): "evitar o cansaço ou a excitação em demasia, parar com as actividades antes que a criança fique demasiado cansada ou muito excitada e, com isso, controlar as suas emoções. Não deve dar-lhe tarefas demasiado complicadas procurando mudar o cenário antes que fique frustrada por não poder fazer o que quer" (easier said than done... mas é exequível).
- Com a birra instalada há que manter a calma e recordar que este é um comportamento normal, ainda que  pouco agradável. Nada de bater ou castigar e evitar a raiva e gritar mais alto que a criança.
- "O que é absolutamente proibido é ceder quando a birra é fruto duma proibição dos pais que, por sua vez, acham ser a atitude mais correcta" (custa mas estás a agir bem... keep calm and carry on)
- Nada de ficar incomodada com o facto de outras pessoas presenciarem a cena. As pessoas sabem que é uma criança e, se alguém não o entende, esse é um problema que não é meu (pois...).
- "À medida que as crianças crescem, e com a ajuda dos progenitores, compreenderão melhor as coisas e será mais fácil que se controlem de uma forma mais razoável" (Focus! elas vão crescer e a coisa há-de melhorar. É uma fase...).

Estas informações foram retiradas daqui.

3 comentários:

  1. Esperemos que sim; a Bébécas também tem dias em que é um terror; e se eu lhe abro os olhos, olha para mim com o ar mais doce e dá-me beijinhos. No fundo elas gostam de testar os limites e tentam perceber a todo o custo até onde podem chegar.

    ResponderEliminar
  2. Pois é...e cvoragem a C. grande tem 3 anos e as birras intensificaram...faz caras feias, como se fosse ela que mandasse, refila e até já argumenta...just impossible...mas adoro-a na mesma e no final, ganhe ela ou eu...nada que umas beijocas não ajudem a esquecer ;)

    Um beijinho e muita paciencia :)

    ResponderEliminar
  3. Fico mais descansada!
    maria

    ResponderEliminar