quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade

Não fazia ideia que se assinaliva o dia em causa, mas sendo mãe de duas bebés prematuras (nascidas de 34 semanas e 3 dias) não pude deixar de o mencionar. Daqui a 8 dias celebraremos o seu 1.º aniversário e é com muita emoção, muita mesmo, que recordo todos os minutos vividos na unidade de neonatologia do Centro Hospitalar onde nasceram, e que tão bem as acolheu.
Fomos pais pela primeira vez e não há curso nenhum (nem mesmo o de preparação para o parto, por melhor que seja) que nos ensine a cuidar de um bebé (quanto mais de 2 em simultâneo!) e a lidar com a angústia que surge de uma série de dúvidas e do medo de que se possa estar a falhar... ali, naquele cantinho ensinaram-nos, porém, um sem fim de pequenos, grandes truques que nos fizeram vir para casa bem mais serenos (e eu diria informados).
As Marias nasceram com 2kg e 40 gr no caso da MF e 2 kg a MB, porém, o cerne da questão girava em torno do reflexo de sucção que não se encontrava ainda desenvolvido e que era necessário adquirir.
Ainda hoje recordamos o cheiro daquele serviço. As nossas conversas e os ensinamentos, sempre transmitidos com a calma e paciênca de quem sabe o que faz. Ás enfermeiras daquela unidade, sim, sobretudo às enfermeiras com quem convivemos aproximadamente duas semanas, cerca de 12 horas por dia o meu eterno obrigada. Obrigada pelas sábias palavras, pelo conforto, por as terem acalentado, por terem cuidado de nós os 4.
É com um orgulho imenso e uma tranquilidade que não se explica por palavras que as vejo a crescer saudáveis.

Deixo o link da Associção Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, a XXS, a quem possa interessar.

e já agora a notícia.

2 comentários:

  1. Também não sabia que se celebrava esse dia, não faço ideia dos receios por que passarão as famílias dos bebés que nascem nestas circunstâncias, pois a minha estava com preguiça de nascer e só me quis conhecer às 40 semanas e 4 dias. Mas o carinho que os profissionais de saúde têm neste tipo de serviços é sem dúvida de louvar e enaltecer.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Não fazia ideia da existência deste dia... até mesmo para os profissionais de saúde que têm que acalmar o coração das bebes e dos pais... Beijinhos

    ResponderEliminar