domingo, 28 de abril de 2013

"De repente, a criança que outrora era tida como obediente e tranquila passa a berrar e espernear diante de qualquer contrariedade. Bate, debate-se, atira o que estiver à mão e choraminga cada vez que solicita algo. Diz não para tudo, resiste em seguir qualquer orientação, a aceitar com tranquilidade as decisões dos pais, para trocar uma roupa, sair de um local ou guardar um brinquedo. Para completar, não atende aos pedidos e parece ser sempre do contra".
E é isto. Diz que é a primeira adolescência (what??) ou os terrible twos... qual a melhor designação não sei... só sei que é tal e qual como o descrito...
a certa altura é dito (e é das coisas que mais me impacienta...) que a criança se vai contradizer, passo a explicar: meia volta diz que quer chichinha, apresento-lhe carne e ela diz "Quica nâ quê chichinha...", isto somado às birras no geral e ao comportamento assinalado no início são coisinhas para me dar cabo dos nervos... sobretudo porque é a duplicar... Dona MB pede tudo, TUDO, a choramingar... Dizem para ignorar a birra (choro exasperante, a altos gritos, capaz de acordar toda uma aldeia ou cidade, acompanhado por um espernear deitado no chão, e frases como:"mamã nunca!", "papá nunca", "Quica nâ quê", "Quica quê ito"), mas a minha filha é das difíceis, é capaz de prolongar o choro (que depois é só mesmo um choramingar chato, nem choro, nem grito... é uma coisa irritante como tudo, que tem por finalidade isso mesmo: irritar e  levar a que se faça o que ela quer) por aquilo que nos parece ser uma eternidade. A miúda é persistente e eu tive de multiplicar a minha paciência por mil para não mandar os doutos ensinamentos dos especialistas à fava e ceder à birra e parár com aquela gritaria capaz de enlouquecer um santo.
Se conhecerem uma qualquer fórmula porreira para lidar com este cenário, é favor partilhar. Muito agradecida.
 
 

1 comentário:

  1. Pelos vistos, ninguém conhece. porque não as há, fórmulas mágicas! Resta ires treinando a paciência.
    maria

    ResponderEliminar