Eu solicitei a vossa ajuda para esta demanda e muito agradeço as sugestões e dicas que me foram chegando. Entretanto, na Revista Deco Proteste de Junho/2012*, deparei-me com uma informação que julgo ser importante para quem como eu tem ou terá de, num futuro próximo, adquirir uma cadeira auto.
Com o sub título Posição da cadeira não garante segurança, aí se escreve que "No último ano vários associados contactaram-nos para saber se vale a pena seguir a recomendação da Direcção-Geral da Saúde segundo a qual a criança deve viajar virada para trás até aos 3 ou 4 anos. No nosso teste, incluímos dois modelos da marca HTS Besafe que permitem manter as crianças naquela posição até mais tarde: iZi Kid X3 e iZi Combi X3 Isofix. São modelos do Grupo 0+/1, que se destinam a crianças desde o nascimento até aos 18 kilos".
Os resultados podem ser consultados no portal da Deco, porém, nesta publicação adiantam que nos dois modelos referidos, só o HTS Besafe iZi Kid X3 Isofix revela uma protecção lateral boa, sendo que na colisão frontal ambos são muito bons.
Logo de seguida, passam a explicar que em teoria, uma cadeira voltada para trás favorece a protecção numa colisão frontal (e os testes que levaram a cabo comprovam isso mesmo), contudo, num embate lateral, "nem a teoria nem os testes efectuados revelam uma maior protecção em função da posição de instalação. Mais: as colisões podem ocorrer de várias formas e com componentes de força frontal e lateral."
Isto dito, a conclusão a reter é a de que "uma característica como o sentio de instalação da cadeira não é sinónimo de maior protecção global".
Parece-me igualmente primordial sublinhar que sendo verdade que em Setembro 2010 a Direcção-Geral da Saúde divulgou uma orientação na qual recomendava o transporte das crianças viradas para trás até aos 3/4 anos, também é verdade que de acordo com os dados da Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária, as colisões exclusivamente frontais ocorrem em minoria. Neste artigo pode ler-se ainda que "daí considerarmos, na nossa avaliação, um desempenho global, com base no comportamento das cadeiras numa colisão frontal e numa lateral. De facto, há modelos com uma excelente proteção na colisão frontal, mas medíocre na lateral, os quais não recomendamos. (...) Mais: a próxima revisão dos regulamentos de homologação das cadeiras vai contemplar a colisão lateral, tal como fazemos há vários anos".
E é isto...eu andava a averiguar apenas cadeiras que permitissem que as Marias andassem no carro voltadas para trás, mas depois de ter lido estas páginas e de terem concluído no mesmo sentido de um outro estudo (não vou falar em nomes porque não tenho a certeza e não quero cometer esse tipo de lapso), isto é, depois de terem concluído que a cadeira com melhor desempenho no teste que realizaram é a Cybex Pallas 2-Fix (eu já a vi e digo que esta cadeira me parece seguríssima!), esta será (muito provavelmente) a minha escolha. As outras duas que recomendam para o Grupo 1/2/3 (9 a 36 kgs) são a Cybex Pallas 2 e a Concord Transformer T Pro.
*Para mais informações podem ler a supra mencionada revista, pags 29 a 33; aceder a www.deco.protest.pt ou ligar para 808 780 050/21 841 0890.
Urge decidir.
ResponderEliminarmaria
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